O município de Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro, está recebendo o projeto “O Mundo do Theo”, uma iniciativa voltada para a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A formação reúne educadores da rede municipal com o objetivo de ampliar estratégias pedagógicas que promovam mais acolhimento e oportunidades para esses alunos.
Ao todo, 168 professores da rede municipal estão sendo capacitados, beneficiando diretamente 2.100 estudantes, entre eles crianças com TEA que frequentam as escolas de Cachoeiras de Macacu.
O projeto é fundamentado em duas obras da Editora Galeria das Letras: “Mundo Azul do Theo” (voltado para a pré-escola e o 1º ano) e “O Fantástico Navio do Capitão Theo” (destinado do 2º ao 5º ano).
Com uma visão ampla sobre a inclusão, o principal objetivo de O Mundo do Theo é estimular professores, alunos e familiares a compreender como agir e colaborar para a construção de um ambiente saudável e inclusivo, dentro e fora da escola, para crianças com TEA.
Todo o trabalho é norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), incentivando habilidades como comunicação assertiva, senso de comunidade, empatia, cooperação, respeito e pertencimento. A iniciativa também busca superar o capacitismo, reduzir situações de bullying e a evasão escolar, além de incentivar a leitura, a interpretação e a escrita.
Alinhado às políticas públicas nacionais de educação como o Plano Nacional de Educação (PNE) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) —, o projeto reforça a inclusão como direito fundamental para garantir uma educação equitativa e de qualidade para todos.
Com essa iniciativa, Cachoeiras de Macacu dá mais um passo rumo a uma escola mais inclusiva, onde cada criança é respeitada em sua singularidade e tem condições de aprender e se desenvolver plenamente.