Professores e coordenadores de cinco escolas de São Francisco do Guaporé (RO) começaram nesta segunda-feira (25) uma formação voltada para o projeto “O Mundo do Theo”, que busca ampliar a inclusão de estudantes autistas no ambiente escolar.
O evento reúne 30 educadores do 4º e 5º ano, em dois encontros online, nos dias 25 e 29 de agosto: uma sensibilização com foco na questão pedagógica e outra voltada para os aspectos comportamentais. As atividades acontecem em dois períodos, das 8h às 10h e das 13h às 15h.
Segundo o coordenador de Ações Pedagógicas do município, Thiago Reis, o projeto vai alcançar duas escolas urbanas e três do campo, beneficiando diretamente 400 alunos e indiretamente 1.500 alunos da rede municipal de ensino. “O Mundo do Theo vai promover o diálogo para auxiliar a comunidade escolar a compreender melhor as características da pessoa autista, esclarecendo professores e, consequentemente, as crianças e suas famílias”, explicou.
O coordenador ressaltou, também, que a iniciativa reflete o compromisso da administração pública de São Francisco do Guaporé com a população, ao assumir a responsabilidade de investir continuamente na capacitação de seus servidores para atender melhor às crianças e adolescentes em idade escolar.
Nesta primeira etapa, os participantes recebem sensibilização sobre o transtorno do espectro autista (TEA), abordando temas como acolhimento, metodologias ativas em sala de aula e a importância da relação com a família. Depois, os educadores terão a missão de compartilhar o aprendizado com os alunos e com a comunidade escolar.
De acordo com a coordenadora da implantação do projeto, professora mestre Fabiana Cáceres, o maior impacto será no ambiente de aprendizagem. “Quando você entende as emoções da criança autista e como lidar com elas, o respeito se estabelece, transformando o ambiente em um espaço acolhedor. Assim, a criança passa a se sentir segura em sala de aula”, afirmou.
O projeto pedagógico inclusivo é baseado em um kit que apresenta a história de Theo, um menino com TEA, e mostra como respeito e empatia ajudam na construção de um ambiente saudável. A iniciativa é da Editora Galeria das Letras e inclui livro de orientação didática, curso EAD com certificado de 40 horas e espaço virtual para troca de experiências entre os profissionais.
Dessa forma, os investimentos realizados pela prefeitura em capacitação profissional buscam aprimorar concretamente a qualidade da educação em São Francisco do Guaporé. Iniciativas como a formação pelo projeto “O Mundo do Theo” são fundamentais para escrevermos juntos UM NOVO TEMPO, UMA NOVA HISTÓRIA para o município.


