fbpx

A voz que vai além das palavras: o universo da criança autista não verbal

No mundo da comunicação, muitas vezes damos valor apenas às palavras. Mas para muitas crianças com autismo, a fala não é o canal primário — ou pode demorar a aparecer. Isso não significa ausência de linguagem, de pensamento ou de desejo de se relacionar. Dentro do Projeto O Mundo do Theo, trabalhamos com a convicção de que comunicação é múltipla, e que cabe à escola e à família aprenderem a “ouvir” de outras formas.

Imagine uma criança que usa olhares, gestos, expressões faciais ou até dispositivos de comunicação alternativa para expressar suas necessidades, emoções ou desejos. Para muitos, essas formas são mais naturais, menos penosas, mais autênticas. Para que ela seja ouvida, precisamos oferecer ferramentas como pranchas de figuras, aplicativos, sinais, símbolos visuais e treinar toda a comunidade escolar para reconhecer esses meios.

No Mundo do Theo, capacitações com educadores, gestão e familiares levam essas questões para o centro. Nossos materiais e formações evidenciam que, ao valorizar essas formas de comunicação, criamos ambientes mais acolhedores e oportunos para que a criança se torne protagonista de sua expressão. Quando a escola tem consciência de que “quem não fala” também comunica, transformamos expectativas e ampliamos horizontes.

Convidamos você, professor, pai, cuidador, leitor: pare e observe o que aquela criança está tentando dizer? Que recurso ela poderia usar para ser compreendida? É nessa sensibilidade que nasce a inclusão genuína.