Brincar é a primeira linguagem da infância e, no Projeto O Mundo do Theo, acreditamos que é também uma das mais poderosas ferramentas de inclusão. Para Lev Vygotsky, o brincar é o espaço onde a criança experimenta o mundo, elabora emoções e constrói conhecimento por meio das interações. É nesse ambiente livre e afetivo que ela aprende a lidar com regras, desenvolver empatia e compreender o outro em sua singularidade.
Para as crianças autistas, o brincar livre oferece oportunidades únicas de comunicação e expressão. Quando a escola permite que cada criança escolha o ritmo, o brinquedo e a forma de participar, cria-se um campo fértil para o desenvolvimento emocional e social. A interação com os colegas, mediada por respeito e curiosidade, transforma o simples ato de brincar em um exercício de pertencimento.
Nas formações do Mundo do Theo, reforçamos que a inclusão não começa nas metodologias, mas nas relações. Ao acolher o brincar espontâneo e o interesse genuíno das crianças, educadores e famílias se tornam construtores de pontes, unindo mundos, acolhendo diferenças e permitindo que cada infância floresça de forma plena e autêntica. 💙


