No Projeto O Mundo do Theo, acreditamos que a forma como nos comunicamos com as crianças pode transformar o dia a dia escolar e familiar. No vídeo “Comandos Afirmativos: O Segredo para Maior Cooperação de Crianças Autistas”, a psicóloga Juliana Bomfim mostra como instruções claras e afirmativas são essenciais para estimular a obediência e a cooperação.
💡 Por que comandos afirmativos?
Quando dizemos: “É hora de guardar os brinquedos” ou “Agora vamos para a sala”, deixamos claro que se trata de uma atividade obrigatória. Já quando usamos perguntas como “Você quer guardar os brinquedos?” ou “Vamos para a sala?”, abrimos espaço para que a criança diga “não” — mesmo quando não há opção.
✨ Exemplos práticos:
- Em vez de: “Vamos tomar banho?”
➡️ Use: “É hora de tomar banho.” - Em vez de: “Você quer fazer a tarefa agora?”
➡️ Use: “Agora é momento da tarefa.”
Essa mudança simples ajuda a criança a compreender melhor as expectativas e reduz a probabilidade de resistência.
👀 Dica importante da Juliana:
Sempre que for dar uma instrução, aproxime-se da criança, agache-se para ficar na altura dela, conquiste sua atenção (comentando sobre o que ela está fazendo, por exemplo) e só então dê o comando de forma afirmativa. Isso aumenta a clareza da comunicação e fortalece a autoridade respeitosa do adulto.
👉 A cooperação não surge apenas da insistência, mas da forma como comunicamos nossas expectativas. E com os comandos afirmativos, pais e professores têm uma ferramenta poderosa para fortalecer vínculos e promover a inclusão.
📽️ Assista ao vídeo completo no canal do Mundo do Theo:
Comandos Afirmativos: O Segredo para Maior Cooperação de Crianças Autistas