fbpx

Compreender para incluir: o papel do comportamento na construção de um ambiente escolar acolhedor

Durante a formação do projeto “O Mundo do Theo”, um dos momentos mais enriquecedores foi a compreensão sobre a relação entre antecedente (contexto), comportamento e consequência um conceito fundamental para educadores que desejam promover um ambiente inclusivo e positivo.

A proposta é simples, mas poderosa: todo comportamento tem um contexto que o antecede e uma consequência que o segue. Ao compreender essa dinâmica, professores e equipe escolar conseguem identificar as causas, prever situações e agir de forma preventiva, fortalecendo estratégias que favoreçam o desenvolvimento de cada criança.

Mais do que lidar com comportamentos, trata-se de enxergar o aluno como um ser integral, compreendendo sua realidade, respeitando suas necessidades e construindo juntos um espaço onde ele possa aprender, se expressar e pertencer.

Esse entendimento, aliado a práticas pedagógicas inclusivas, é um passo essencial para transformar a escola em um lugar de afeto, empatia e cooperação valores que estão no coração de “O Mundo do Theo”.