Moju, no Pará, viveu um momento marcante para a educação municipal. A chegada do projeto “O Mundo do Theo” mobilizou toda a rede de ensino e reafirmou o compromisso de transformar as escolas em ambientes mais acolhedores, onde cada criança — com ou sem Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) tenha as mesmas oportunidades de aprender, conviver e se desenvolver plenamente.
Com uma formação de grande porte, 480 professores participaram ativamente, levando práticas e conhecimentos que impactarão diretamente 5.700 alunos da rede municipal.
Inspirado nas obras “Mundo Azul do Theo” (para a pré-escola ao 1º ano) e “O Fantástico Navio do Capitão Theo” (do 2º ao 5º ano), o projeto promove experiências e reflexões que fortalecem a empatia, o respeito, a cooperação e o senso de pertencimento, aproximando escolas, famílias e comunidade.
Em sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a iniciativa desenvolve habilidades essenciais como comunicação assertiva, responsabilidade social e resiliência, além de combater o capacitismo, prevenir o bullying e incentivar a leitura, interpretação e escrita.
Totalmente alinhado ao Plano Nacional de Educação (PNE) e à Lei de Diretrizes e Bases (LDB), O Mundo do Theo mostra que investir na formação de professores é plantar as sementes de um futuro mais justo, humano e inclusivo para todos.