Oeiras, no Piauí, está vivenciando um momento transformador na educação. Com a chegada do projeto “O Mundo do Theo”, professores e comunidade escolar estão sendo convidados a repensar práticas e atitudes para que cada aluno — com ou sem Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) — tenha seu espaço e seja plenamente acolhido.
Ao todo, 24 professores da rede municipal participam dessa formação, impactando diretamente 300 estudantes.
Baseado nas obras “Mundo Azul do Theo” (para a pré-escola ao 1º ano) e “O Fantástico Navio do Capitão Theo” (do 2º ao 5º ano), o projeto utiliza histórias e dinâmicas para inspirar empatia, cooperação, respeito e senso de pertencimento, fortalecendo os laços entre alunos, professores e famílias.
As ações seguem as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estimulando habilidades como comunicação assertiva, responsabilidade social e resiliência, além de combater o capacitismo e o bullying e incentivar a leitura, interpretação e escrita.
Em sintonia com o Plano Nacional de Educação (PNE) e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), “O Mundo do Theo” reforça que a formação de educadores é um passo essencial para que a inclusão seja mais que uma meta: seja uma realidade no dia a dia escolar.