O município de Juquiá, no interior de São Paulo, está recebendo o projeto “O Mundo do Theo”, uma iniciativa voltada à inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
A formação reúne 150 professores da rede municipal de ensino, que atendem 1.875 estudantes, incluindo crianças com diagnóstico de TEA.
O projeto é baseado em duas obras da Editora Galeria das Letras: “Mundo Azul do Theo” (voltado para a pré-escola ao 1º ano) e “O Fantástico Navio do Capitão Theo” (para turmas do 2º ao 5º ano).
Com uma visão ampla sobre inclusão, o objetivo principal de “O Mundo do Theo” é estimular professores, alunos e familiares a identificar como agir e colaborar para a construção de um ambiente saudável e inclusivo, dentro e fora da escola, para crianças com TEA.
Todo o trabalho é norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), incentivando habilidades como comunicação assertiva, senso de comunidade e civilidade, empatia e estado de presença, inclusão e aceitação, cooperação e responsabilidade social, resiliência, respeito e pertencimento. O projeto também busca superar o capacitismo, reduzir situações de bullying e evasão escolar, além de incentivar a leitura, interpretação e escrita.
A iniciativa está alinhada às políticas públicas nacionais de educação, em conformidade com o Plano Nacional de Educação (PNE) e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que estabelecem a inclusão como ponto fundamental para garantir o direito à educação equitativa e de qualidade.