Muitas vezes, o hiperfoco de crianças autistas é confundido com superdotação, pois o interesse intenso e detalhado em determinados temas pode impressionar educadores e familiares. No entanto, essas características são diferentes:
- Hiperfoco: Interesse profundo e direcionado, em que a criança pode se envolver por longos períodos em uma atividade ou assunto específico. Por exemplo, ela pode se dedicar a aprender tudo sobre dinossauros, estrelas ou programação, mas não necessariamente apresentar habilidades avançadas em outras áreas.
- Superdotação: Habilidades avançadas e potencial acima da média em diferentes áreas, como raciocínio lógico, criatividade ou aptidão acadêmica, de forma mais ampla e diversificada.
Compreender essas diferenças é essencial para promover estratégias de acolhimento escolar e estimular o desenvolvimento das potencialidades únicas da criança autista, como propõe a formação do Mundo do Theo. Ao aplicar essas estratégias, educadores e famílias conseguem respeitar os interesses da criança, direcionar o aprendizado de forma eficaz e prevenir situações de frustração ou sobrecarga.
🌟 Dica prática: Observe o que desperta atenção genuína da criança e estruture atividades que integrem seus interesses para potencializar o aprendizado e fortalecer o acolhimento escolar.