No Projeto O Mundo do Theo, fomos convidados a refletir sobre uma etapa sensível na vida escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): a transição do Ensino Fundamental I para o Fundamental II, conduzida de forma acolhedora pelas profissionais Fabiana Cáceres e Daniella Robbi. Esse momento, que já é repleto de mudanças como o aumento no número de professores, novas metodologias e maior autonomia exigida ganha contornos ainda mais delicados para nossos alunos com TEA.
Durante a sensibilização, foi reforçado que, na passagem do 5º para o 6º ano, a criança enfrenta desafios concretos, como a adaptação ao sistema de pluridocência, em que diferentes professores atuam em horários específicos, variando conteúdos e ritmos de ensino. Essa mudança pode desestabilizar a rotina e a sensação de segurança escolares, especialmente para aqueles que dependem de previsibilidade e apoio consistente.
A conversa com Fabiana Cáceres e Daniella Robbi trouxe importantes reflexões:
- Ressaltaram a importância da colaboração entre professores, idealizando uma transição articulada e progressiva, com trocas regulares de informação e plano de continuidade entre as equipes do Fundamental I e II.
- Enfatizaram o papel de rotinas visuais compartilhadas, quadros de sequência e orientações claras que auxiliem os estudantes com TEA a anteciparem as mudanças diárias e se sentirem mais seguros.
- Reforçaram que o apoio familiar e institucional é essencial nesse processo explicando claramente o que vai mudar, envolvendo os pais na preparação do aluno para esse novo capítulo acadêmico.
Toda essa sensibilização reforça o compromisso do Projeto O Mundo do Theo com uma educação inclusiva e cuidadosa — aquela que entende que, por trás dos marcos cronológicos, existem necessidades emocionais, cognitivas e sensoriais que precisam ser acolhidas.
Confira a sensibilização na íntegra, acesse o vídeo completo:
Sensibilização – Transição do Fundamental I para II com Fabiana Cáceres e Daniella Robbi