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Professores de Iranduba-AM participam de formação para inclusão de alunos autistas

O município de Iranduba, no Amazonas, está recebendo o projeto “Mundo do Theo”, um projeto de inclusão de estudantes com transtorno do espectro do autismo (TEA). Nesta terça-feira (22) e quarta-feira (23), ocorrerá a sensibilização remota de 40 professores da Educação Infantil ao quinto ano, em encontros programados das 15h30 às 17h30, na Escola Municipal Professora Ervila Souza de Assis.

A formação é voltada para a sensibilização e capacitação da comunidade escolar e deve envolver 40 professores.

Coordenadora da educação infantil do município, professora Dorivane Chaves, destacou a importância do projeto. Segundo ela, Iranduba conta com aproximadamente 150 estudantes autistas e algumas escolas já possuem a “sala azul do autismo”, na qual as equipes trabalham o tema.

Para Dorivane, o Mundo do Theo é um projeto maravilhoso. As equipes já tiveram contato com os livros na apresentação da semana passada. “A iniciativa é importante para as nossas escolas, nossos professores. Nos ajuda muito no desenvolvimento dessas crianças e no apoio dessas crianças. Não somente das crianças, mas da família e da comunidade em que a criança”, afirmou.

O projeto baseia-se em duas obras da Editora Galeria das Letras: “Mundo Azul do Theo” (pré-escola ao 1º ano) e “O Fantástico Navio do Capitão Theo” (2º ao 5º ano).

Com uma visão ampla sobre a inclusão, o objetivo principal do “Mundo do Theo” é estimular professores, alunos e familiares a identificar como agir e colaborar para a construção de um ambiente saudável e inclusivo, dentro e fora da escola, para crianças com TEA.

Todo o trabalho é norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), buscando incentivar habilidades como comunicação assertiva, senso de comunidade e civilidade, empatia e estado de presença, inclusão e aceitação, cooperação e responsabilidade social, resiliência, respeito e pertencimento. O projeto também visa a superação do capacitismo, a redução de situações de bullying e da evasão escolar, além do incentivo à leitura, interpretação e escrita. A iniciativa está alinhada com as políticas públicas nacionais de educação, em conformidade com o Programa Nacional de Educação (PNE) e a Lei de Diretrizes de Base (LDB), que colocam a inclusão como ponto fundamental para a garantia do direito à educação equitativa e de qualidade.