fbpx

São Francisco do Conde (BA) promove formação que une educação e inclusão para transformar histórias

São Francisco do Conde, na Bahia, vive um momento especial em sua rede municipal de ensino. Com a chegada do projeto “O Mundo do Theo”, a cidade reafirma seu compromisso com uma educação que acolhe, respeita e valoriza cada estudante, com ou sem Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Participam desta formação 380 professores, que atendem 4.679 alunos da rede municipal.

Inspirado nas obras “Mundo Azul do Theo” (para a pré-escola ao 1º ano) e “O Fantástico Navio do Capitão Theo” (do 2º ao 5º ano), o projeto propõe vivências, reflexões e atividades que estimulam empatia, cooperação, respeito e senso de pertencimento, aproximando ainda mais a escola das famílias e da comunidade.

Seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a formação incentiva habilidades como comunicação assertiva, responsabilidade social e resiliência, além de combater o capacitismo, prevenir o bullying e incentivar a leitura, interpretação e escrita.

Alinhado ao Plano Nacional de Educação (PNE) e à Lei de Diretrizes e Bases (LDB), “O Mundo do Theo” reforça que investir na formação de professores é investir no futuro, na justiça social e na construção de uma educação onde todos têm seu lugar.